Por Alternativa Online
Foto: Reuters
O aniversário de 71 anos da primeira bomba atômica lançada sobre um nação será lembrado em um espaço de homenagens na Vila Olímpica do Rio de Janeiro. A Olimpíada começa no dia 5 de agosto e, no dia 6, a bomba completa mais um aniversário desde o ataque em Hiroshima.
A homenagem irá ocorrer na Barra da Tijuca, região escolhida para ser a “casa” dos atletas que estarão participando das competições.
De acordo com o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, o Comitê Olímpico Internacional (COI) comunicou a cidade em junho sobre os preparativos para a homenagem.
Em contato com o órgão, Matsui pediu que um minuto de silêncio em memória das vítimas da bomba atômica também fosse incluindo na programação de abertura dos jogos.
No entanto, a ideia foi rejeitada pela organização do evento, devido à possibilidade de criar polêmica no caso do ato ser entendido como uma crítica aos Estados Unidos, responsável pelo bombardeio atômico no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo a agência de notícias Kyodo, Matsui lamentou a decisão e disse que gostaria muito que o ato ocorresse como uma lembrança da necessidade de promover a paz e construir um mundo sem armas nucleares.
Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!
Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira