De Caetité (BA) a Santa Quitéria (CE): As sagas da exploração do Urânio no Brasil

O documentário produzido pelo Núcleo Tramas da UFC, em parceria com a Articulação Antinuclear do Ceará, mostra as consequências da exploração de urânio e seus perigos para gerações atuais e futuras do entorno da mineração de Caitité, na Bahia, e os danos previstos pela projetada exploração da mina de Itataia, divisa entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira (CE).
O drama narrado parte das experiências vividas por agricultores, lideranças comunitárias, agentes de pastoral, ambientalistas, religiosos, estudiosos, cientistas, de famílias que perderam a possibilidade de viver da produção no campo, pela proximidade com a mina, do surgimento de doenças que são invisibilizadas pela conivência ou omissão dos serviços públicos de saúde. O filme tenta mostrar que os impactos sofridos hoje por populações baianas devem ser evitados pelas populações cearenses.
Todos os esforços são um alerta não só aos envolvidos diretamente, mas a sociedade de um modo geral para se mobilizar a fim de exigir os direitos das populações impactadas. O documentário é um alerta — das comunidades já impactadas e das que não desejam ser — contra as atividades degradadoras, poluentes e desarticuladoras da vida das populações onde se instalam empresas de exploração de urânio.

Exibições: 128

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço