Foi no dia 26 de Abril de 1986 que a antiga União Soviética acordou para o pior desastre nuclear civil que atingiu sobretudo três das suas 15 antigas repúblicas: Rússia, Bielorússia e Ucrânia.

O sol ainda não tinha despontado esta sexta-feira e já dezenas de pessoas deixavam flores e acendiam velas junto ao monumento para as vítimas da pior catástrofe do nuclear civil, escreve a AFP. Chernobyl aconteceu há exactamente 27 anos, quando o reactor 4 da central nuclear explodiu, pegou fogo e uma nuvem radioactiva se espalhou, atingindo várias partes da então União Soviética – Rússia, Ucrânia e Bielorússia – e chegando a países da Europa como a Noruega ou partes do Reino Unido.

Todos os anos, desde esse dia, as vítimas são lembradas na Rússia, Ucrânia e Bielorússia. Parte da homenagem foi nesse monumento erguido em Slavoutitch, cidade ucraniana erguida a cerca de 50 quilómetros da central para onde foram deslocadas pessoas que trabalhavam na central e as suas famílias. Especialmente lembrados foram os bombeiros e trabalhadores da central que morreram em Chernobyl.

Em Kiev, a cerca de cem quilómetros da central de Chernobyl, familiares e amigos das vítimas e responsáveis governamentais da Ucrânia participaram numa cerimónia frente ao memorial de Chernobyl, mostrando fotografias das vítimas. O Presidente Viktor Ianoukovitch, através dum comunicado, fez chegar uma mensagem: “As recordações da tragédia apelam à unidade e à consolidação dos esforços do Governo e da sociedade” para realizar “projectos destinados a criar um ambiente seguro em Chernobyl”.

No ano passado, a Ucrânia iniciou obras para reduzir ao mínimo a ameaça de radioactividade da central encerrada definitivamente em 2000. Estas estão previstas para estarem concluídas em 2015.

Fonte: PÚBLICO e AFP

26/04/2013 

 

Exibições: 109

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço