Operadora da Usina de Fukushima identifica vazamento de água radioativa

Apesar da nova falha, a Tepco informou que não houve vazamento da água contaminada para fora do complexo da usina nem acarretou mudanças nos percentuais de radiação nos sensores que monitoram a área.

Crédito: Tecpo

A operadora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, a Tokyo Electric Power (Tepco) confirmou nesta sexta-feira (21/06) o vazamento de 360 litros de água radioativa de um dos tanques utilizados para dessalinizar o líquido contaminado no local. Há dois anos e três meses, um terremoto seguido por tsunami causou acidentes nucleares na usina provocando vazamentos e explosões. Desde então autoridades e peritos tentam administrar os problemas causados.

A estimativa dos peritos e das autoridades do Japão é que o processo, iniciado em 2011 para controlar os problemas causados pelos acidentes nucleares, só será encerrado em 30 a 40 anos.

Apesar da nova falha, a operadora informou que não houve vazamento da água contaminada para fora do complexo da usina nem acarretou mudanças nos percentuais de radiação nos sensores que monitoram a área. O problema foi identificado às 3h da madrugada, segundo os peritos. No local, há mil contentores que armazenam água radioativa. Parte desa água é utilizada, uma vez retirado o sal e as partículas radioativas, para refrigerar os reatores.

Atualmente, o principal problema da Tepco é lidar com o acúmulo de água radioativa e a necessidade de impedir as infiltrações (de água subterrânea) em decorrência da falta de espaço para continuar a acumular o líquido e a possibilidade de que entre em contato com o mar. Na usina, trabalham cerca de 3,5 mil funcionários diariamente.

Fonte: Jornal da Energia (21/6/2013)

Exibições: 33

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço