Usina nuclear Angra 1 falha durante queda de energia

Agência Brasil

Uma forte queda de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou o desligamento automático, às 14h49 desta segunda-feira (19) da Usina Angra 1, em Angra dos Reis, no Rio.

O SIN é o sistema de produção e transmissão de energia elétrica que coordena as empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. É administrada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que ainda não se manifestou sobre a queda de energia que atingiu diversas regiões do Brasil.

Da direita para esquerda, Angra 1 e Angra 2. (Leo Ramos/Aquivo)

A informação foi dada há pouco pela Eletronuclear, estatal do Sistema Eletrobras que administra a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde funcionam as usinas Angra 1 e 2 e está em construção a Usina Nuclear Angra 3.

“O desarme do reator ocorreu devido à atuação do conjunto de equipamentos que o protegem. A causa constatada foi uma forte queda na frequência do SIN”, disse a empresa, em nota divulgada à imprensa.

De acordo com a Eletronuclear, a usina operava normalmente quando houve a oscilação da frequência. Os técnicos da companhia trabalham, no momento, para religar a usina ao SIN. Segundo a empresa, o evento não ofereceu risco aos trabalhadores, à população e ao meio ambiente.

Exibições: 21

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço