UFSC inaugura Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar

Por Ecodesenvolvimento

Previsto para estar em funcionamento a partir de julho, o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina - Fotovoltaica/UFSC, deve atender a uma das principais demandas para a disseminação da energia solar no país: a capacitação da mão de obra.

Inaugurado no dia 1º de junho, em Florianópolis, como parte da programação do 6º Seminário Energia + Limpa, organizado pelo Instituto Ideal e pela UFSC, o Centro é uma iniciativa inédita no estado e foi construído com o apoio financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

De acordo com o professor da UFSC Ricardo Rüther, que está a frente da implantação do Centro, apesar da carência de profissionais capacitados ser muito forte, a energia solar ainda é o segmento das energias renováveis que mais emprega no mundo. “Junto à busca constante por soluções que tornem a tarifa para energia solar mais competitiva, a capacitação é condicionante para o avanço das renováveis. Não é à toa que países como Índia e EUA investem muito nessa área”, destaca Rüther.

Instituição deve atender a uma das principais demandas para a disseminação da energia solar no país: a capacitação da mão de obra

O Centro buscará integrar diversas tecnologias fotovoltaicas. Administração, salas de aula, laboratórios e oficinas serão distribuídos em dois blocos. O prédio possui uma capacidade total de 100KWp, sendo que para total funcionamento, o centro utilizará apenas cerca de 60% da energia gerada. "O restante será direcionado para o campo central na UFSC”, observa o professor.

Cerca de 25 estudantes do Grupo Fotovoltaica da UFSC, coordenado por Rüther, já atuam no local, mas futuramente, quatro professores e suas equipes poderão usufruir do espaço.

Eficiência energética
Rüther destacou ainda o projeto do ônibus movido a energia solar, que também conta com apoio do MCTI e deve fazer o trajeto UFSC-Sapiens Parque. “O veículo terá espaço para reuniões e internet”.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI, Eron Bezerra, salientou a relevância das energias alternativas e da eficiência energética no contexto real de sustentabilidade e independência. “Sustentabilidade não é o mesmo que preservação. Um país que não tem como garantir sua independência no setor energético e que não pensa em desenvolver energias renováveis está com os dias contados”, afirmou.

Pesquisas e projetos

Para o secretário, ensino e pesquisa que desenvolvam tecnologias alinhadas à realidade têm grande potencial de garantir a sustentabilidade para a população. O papel do governo neste contexto é estimular pesquisas e fomentar projetos. “Para 2015, temos R$ 90 milhões destinados a financiamento, a 3,8% de juros ao mês. Precisamos estreitar a distância entre o governo, as instituições de pesquisa e ensino e as empresas privadas para que essa verba seja bem aplicada”.

Segundo o Pró-reitor de pesquisa da UFSC, Jamil Assreuy, o Centro de Capacitação marca o início da construção do parque científico e tecnológico da Universidade no Sapiens Parque, localizado na Rota da Inovação do município.

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço