Sorocaba recebe audiência pública sobre instalação de reator nuclear

Mais uma audiência pública para discutir a instalação de um novo reator nuclear multipropósito no Centro de Pesquisas Experimentais de Aramar, em Iperó (SP), foi realizada na noite desta quarta-feira (23) emSorocaba (SP). O custo total da obra, prevista para ser finalizada em 2018, deve chegar a R$1 bilhão. O investimento é do Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante cerca de três horas, especialistas em tecnologia nuclear, representantes da sociedade civil, políticos e ambientalistas discutiram o projeto que será voltado às pesquisas científicas nas áreas da saúde, indústria, agricultura e meio ambiente. Além de estudar a produção de elementos químicos e fontes radioativas, o quinto reator nuclear de pesquisa instalado no Brasil também vai ajudar a testar a irradiação de materiais e combustíveis nucleares

Para Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, a instalação do reator é muito importante para a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos radioativos, chamados de radiofármacos que ajudam, por exemplo, nos exames de diagnóstico por imagem.

“Esses radiofármacos são usados para tratar diversas doenças, como por exemplo, o câncer de tireóide, em que a maneira mais eficaz de realizar o tratamento é por meio de um isótono radioativo de iodo", destaca.

A construção do reator, entretanto, provoca muitas discussões. Desde que o projeto foi divulgado, alguns moradores da região se posicionaram contra a obra com receio de que possam acontecer acidentes como os da usina nuclear de Fukushima, no Japão, em 2011.

Gabriel Bitencourt, ambientalista, acredita que o reator possa trazer riscos para o meio ambiente e para a segurança da população. “Essa tecnologia ainda não é de domínio da comunidade científica. Os rejeitos radioativos, ainda não se sabe o que fazer com eles de forma que fiquem inertes e não contaminando o meio ambiente pelas centenas de anos que às vezes eles duram e os acidentes, quando acontecem, têm a dimensão de catástrofe," aponta.

A presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, Ruth Soares Alves, descorda. “Não tem a menor possibilidade de um reator de pesquisa sofrer um acidente como o de Fukushima, primeiro porque as condições são muito diferentes das condições do Brasil, que não está sujeito a terremotos dessa magnitude, não tem tsunami. Segundo, que o reator de Fukushima é um reator potência, ele tem uma quantidade de energia muitas vezes superior a um reator de pesquisa, que trabalha com 5 megawatts, 8 megawatts, enquanto um reator de produção de energia trabalha com 1,5 mil megawatts, é muito diferente", salienta.

Para acompanhar de perto o andamento do projeto, o vereador Jessé Loures quer formar uma comissão na Câmara Municipal de Sorocaba. Ele critica a falta de clareza nas apresentações das audiências públicas e reclama que muitos pontos do projeto não estão bem explicados.

“Falta apresentar para a população um plano de emergência e de fuga, falta discutir e apresentar um plano de transporte dos rejeitos radioativos, falta apresentar um plano permanente de comunicação com a sociedade e com a população, e um plano para explicar de que forma e onde será feito o encaminhamento dos rejeitos radioativos", destaca. 

Mais uma audiência pública será realizada nesta quinta-feira (24) em São Paulo, no auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), para debater a questão.

Fonte:

G1 - Sorocaba e Jundiaí

24/10/2013 14h34 - Atualizado em 24/10/2013 14h43

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço