Obama, sem desculpas. Queremos um passo rumo à desmilitarização e à cultura de paz.

O presidente dos EUA, Barack Obama, foi o primeiro chefe de estado em exercício a pisar em Hiroshima após o lançamento da bomba atômica em 6 de agosto de 1945, que matou milhares de japoneses. Obama passou duas horas na cidade e fez um discurso pacifista que não chega a ser um pedido de desculpas.

Alguns sobreviventes da bomba de Hiroshima vêm declarando que melhor que um pedido de desculpas seria que Obama usasse seus 8 meses restantes de mandato para trabalhar pelo fim das armas nucleares. 

A Articulação Antinuclear Brasileira defende a eliminação das armas nucleares e exige também do mandatário norte-americano uma posição coerente de promoção da cultura de paz e do desarmamento mundial. 

Antes de Hiroshima, Obama esteve no Vietnã, no que também foi considerada uma visita histórica, marcando a aproximação dos dois países que ainda passava por algumas restrições após a Guerra do Vietnã. No entanto, nessa viagem Obama anunciou o fim do embargo armamentista ao Vietnã. Os EUA poderão agora comercializar armas com o país, o que muitos consideram uma estratégia para neutralizar a influência chinesa na ásia. Esse não é um passo em direção à paz, mas sim de fomento à indústria da guerra e de salvaguarda de interesses geopolíticoideológicos. 

Obama merecerá aplausos quando der passos no sentido de coibir o comércio de armas, contribuindo para uma cultura de paz. Também é necessário que os EUA trabalhem para limpar sua matriz energética que tem quase 20% de energia nuclear. Enquanto isso não acontece, a turnê mundial das desculpas, será somente um conjunto de ações diplomáticas vazias.

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço