O Irã deu muitos passos rumo à bomba atômica nas últimas décadas – e nenhum sinal de que pretende recuar em seu programa nuclear, como exige o Ocidente. Confira os principais fatos:

Década de 1950

Liderado pelo xá Reza Pahlevi, o Irã dá início ao programa nuclear do país. Em um acordo com os EUA, fechado no contexto do programa de Dwight Eisenhower denominado 'Átomos para a Paz', o governo americano se comprometeu a fornecer um reator de pesquisa nuclear para Teerã e usinas de energia.

1 de julho de 1968

Após o reator de pesquisa fornecido pelos americanos entrar em atividade em 1967, o Irã se torna a 51ª nação a assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Com a assinatura, Teerã concorda em nunca utilizar a energia nuclear para a fabricação de bombas.

Início da década de 1970

Em 1973, o xá Pahlevi cria a Organização de Energia Atômica do Irã, cuja finalidade era treinar mão de obra para trabalhar nas usinas e manter acordos nucleares com países como Estados Unidos, França, Alemanha Ocidental e África do Sul. Com o treinamento de engenheiros no Irã e no exterior, o país ganha um sólido conhecimento sobre tecnologias nucleares.

Um ano depois, a Kraftwerk Union, companhia da Alemanha Ocidental, se dispõe a construir dois reatores para produção de energia nuclear no complexo de Bushehr, ao sul de Teerã. As obras têm início em 1974, mas o contrato só é assinado em 1976. No fim da década de 1970, os EUA passam a demonstrar preocupações com a possibilidade de o Irã nutrir a ambição de construir armas nucleares.

1979

Manifestantes seguram cartazes do Aiatolá Khomeini após a partida do xá Reza Pahlevi do Irã, em 1979

Ano da revolução que acabou com a ditadura do xá Pahlevi, aliado dos Estados Unidos. O primeiro-ministro Shahpur Bakhtiar assume o poder e cancela um contrato de 6,2 bilhões de dólares para a construção de duas usinas nucleares no complexo de Bushehr. Os Estados Unidos também cancelam o contrato para fornecimento de urânio enriquecido a Teerã, que havia sido firmado no ano anterior.

Em fevereiro, o premiê é deposto por seguidores do aiatolá Ruhollah Khomeini, um clérigo exilado, após conflitos sangrentos em Teerã. Khomeini instalou uma teocracia no país e muitos especialistas em energia nuclear fugiram do Irã. A crise dos reféns na embaixada americana, entre novembro de 1979 e janeiro de 1981, acaba com qualquer cooperação bilateral.

Década de 1980

O aiatolá Ali Khamenei

A guerra entre Irã e Iraque, que ocorreu entre 1980 e 1988, leva o aiatolá a retomar secretamente o programa nuclear iraniano. Ele solicita apoio de aliados alemães para completar a construção no complexo de Bushehr, danificado por bombardeios durante guerra.

No fim da década de 1980, o engenheiro Abdul Qadeer Khan, que chefiou o programa nuclear do Paquistão, vende a tecnologia para Irã, Coreia do Norte e Líbia.

Em 4 de junho de 1989, o aiatolá Ali Khamenei, presidente do país durante oito anos, se torna o líder supremo do Irã após a morte de Khomeini.

Década de 1990

Em 1995, o Irã anuncia a assinatura de um contrato de 800 milhões de dólares com a Rússia para o término da construção dos dois reatores de água leve no complexo de Bushehr. O projeto só foi concluído em 2010. Enquanto isso, os Estados Unidos tentam convencer países como a Argentina, Índia, Espanha, Alemanha e França a proibirem a venda de tecnologia nuclear para Teerã.

Com os crescentes indícios coletados pela inteligência americana de que Teerã tentava desenvolver uma bomba atômica, o presidente Bill Clinton assinou em 1995 as primeiras sanções contra companhias estrangeiras que estivessem investindo no Irã. Tais regras já eram aplicadas a empresas americanas.

Em maio de 1999, o presidente Mohammed Khatami visita a Arábia Saudita, tornando-se a primeira autoridade iraniana a fazer uma viagem ao mundo árabe desde 1979. Ele apoia uma proposta para tornar o Oriente Médio livre de armas nucleares. Em 2003, o Irã apoiaria uma iniciativa semelhante iniciada pela Síria.

Primeira metade dos anos 2000

Usina nuclear de Natanz

Em 2002, um grupo dissidente iraniano conhecido como M.E.K obtém e divulga documentos revelando um programa nuclear clandestino que inclui uma vasta usina em Natanz e outra em Arak. No mesmo ano, o Irã concorda com inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica. Entre 2003 e 2005, período em que o atual presidente Hassan Rohani conduziu as negociações nucleares do Irã com o Ocidente, o Irã prometeu à Inglaterra, França e Alemanha uma pausa no enriquecimento de urânio. A suspensão temporária foi usada para instalar sorrateiramente equipamentos na usina de Isfahan e aumentar o número de centrífugas na planta de Natanz, como o próprio Rohani admitiu em entrevista a um jornal iraniano, em 2011.

3 de agosto de 2005

O engenheiro Mahmoud Ahmadinejad é eleito para suceder Mohammed Khatami na Presidência. Entre 1997 e 2005, Khatami tentou implementar reformas no país, mas foi tolhido pelos aiatolás. Ahmadinejad, por sua vez, recolocou o país nos trilhos do fanatismo mais intransigente.

2006

A AIEA aprova em janeiro uma resolução para denunciar o programa nuclear iraniano ao Conselho de Segurança da ONU, citando “falta de confiança” entre os membros da agência de que “o programa nuclear iraniano é destinado exclusivamente para fins pacíficos”. Desafiando a perspectiva de sanções serem aplicadas contra o país, Ahmadinejad inaugurou formalmente a usina de Arak, a 250 quilômetros de Teerã, onde atualmente um reator de água pesada está sendo construído. A usina deve entrar em plena atividade em meados de 2014, quando será capaz de produzir plutônio para armas nucleares. Em dezembro de 2006, o Conselho de Segurança aprova por unanimidade um pacote de sanções contra o Irã, proibindo a importação e exportação de materiais e tecnologia usados no enriquecimento e reprocessamento de urânio e na produção de mísseis balísticos.

2009

A então secretária de Estado Hillary Clinton anuncia que os Estados Unidos vão participar das negociações com o Irã, que já envolvem outros cinco países: Alemanha, China, França, Grã-Bretanha e Rússia. No ano anterior, os EUA tinham enviado um representante para uma reunião que terminou sem avanços, com o Irã negando-se a ceder em um ponto fundamental: a exigência de interromper o enriquecimento de urânio. Qualquer semelhança com o estágio atual das negociações entre o Irã e o grupo que ficou conhecido como 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) não é mera coincidência.

2010

Inspetores da ONU admitem pela primeira terem coletado indícios de que o Exército do Irã trabalhou para produzir bombas nucleares. O Conselho de Segurança da ONU também eleva as sanções contra o Irã, limitando compras, trocas e transações financeiras das autoridades responsáveis por controlar o programa nuclear. Os países membros dão o aval para que a comunidade internacional inspecione navios e aviões suspeitos de infringir o embargo. O Irã também é impedido de investir em usinas nucleares de outros países, minas de urânio e tecnologias relacionadas. Um comitê é criado para monitorar as sanções.

Também em 2010, um vírus de computador, o Stuxnet, verdadeira arma de guerra digital, infectou as máquinas da usina de Natanz e aumentou a velocidade das centrífugas, destruindo o motor de 1 000 delas. Os ataques cibernéticos ocorreram depois que Estados Unidos e Israel perceberam que o programa de sabotagem iniciado dois anos antes e introduzido na planta de Natanz estava disponível na Internet e sendo replicado rapidamente.

2011

Yukiya Amano, diretor-geral da AIEA

Novas sanções contra o banco central do Irã e bancos comerciais praticamente excluem o país do sistema financeiro internacional. Os EUA também impõem sanções contra companhias envolvidas no programa nuclear iraniano, além de limitar o comércio de indústrias petroquímicas e de combustível.

Em dezembro, um drone clandestino da CIA, RQ-170 Sentinel, cai perto da cidade iraniana de Kashmar, na fronteira com o Afeganistão. A aeronave tinha a finalidade de flagrar qualquer tentativa iraniana de construir uma nova usina nuclear. O Irã alega que o Exército derrubou a aeronave não tripulada, enquanto os EUA dizem que a queda foi causada por problemas técnicos.

2012

Mãe do cientista nuclear Mostafa Ahmadi Roshan lamenta sua morte

Em janeiro, dois sujeitos de capacete preto realizaram um atentado a bomba contra o carro em que estava o Mostafa Ahmadi Roshan, diretor da usina de enriquecimento de urânio de Natanz. Ele foi o quinto especialista do programa nuclear iraniano a ser atacado em circunstâncias misteriosas, em um período de dois anos. Apenas um escapou. Os indícios apontam para a ação de agentes de Israel, país que mais tem a temer uma bomba atômica nas mãos do Irã. Ainda no primeiro semestre, o Irã anuncia a construção de 3 000 centrífugas para enriquecimento de urânio na usina de Natanz. 

Um embargo ao petróleo iraniano imposto pela União Europeia entra em vigor em julho. Em retaliação, o Irã anuncia que pretende interromper o tráfego no Estreito de Ormuz, na entrada do Golfo Pérsico. Em outubro, o rial, a moeda iraniana, despenca 40%, em decorrência das sanções impostas ao país. A moeda perde quase metade de seu valor no ano. Enquanto isso, a União Europeia reforça as sanções contra o país, proibindo negociações de indústrias nas áreas de finança, metal e gás natural. 

2013 - Pré-eleições

Saeed Jalili, então negociador nuclear do Irã: sem avanços

Uma nova rodada de negociações com o grupo 5+1 termina sem avanços. Mas as seis potências concordam em permitir que o Irã mantenha um pequeno montante de urânio enriquecido a 20% - que pode ser convertido para o grau de fabricação de bombas com um simples processo adicional – para uso em um reator de produção de isótopos médicos.

As vendas de petróleo do país caem pela metade em decorrência da pressão internacional e restrições a transações financeiras.

Em março, o presidente Barack Obama afirma que o Irã demoraria mais de um ano para desenvolver uma arma nuclear. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirma que Israel tem “diferentes vulnerabilidades” e precisa fazer seus próprios cálculos em relação à ameaça nuclear do Irã.

2013 - Rohani presidente

A eleição do clérigo Hassan Rohani em junho foi apressadamente festejada como a de um político moderado, habilitado a conter o anseio dos aiatolás de construir uma bomba atômica. Ele tomou posse em agosto e adotou um discurso de conciliação, defendendo o diálogo com o Ocidente, mas sem dar qualquer sinal de que vá ceder nas negociações. Em um aguardado discurso na Assembleia Geral da ONU, deixou claro que o país não tem pretensões de abandonar o processo – que, contra todas as evidências, o Irã continua a afirmar que tem objetivos pacíficos. Rohani destacou que a aceitação “do direito inalienável do Irã” em enriquecer urânio é “o melhor e mais fácil” caminho para resolver a questão.

Dias depois, Obama e Rohani tiveram uma conversa por telefone, a primeira entre os presidentes dos dois países em 34 anos. Apesar da disposição demonstrada pelo presidente iraniano, é bom lembrar que a palavra final sobre as principais questões do país ainda é dada pelo líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

Fonte:

As listas de Veja - VEJA

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/enriquecimento-de-ur...

Exibições: 170

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço