Negociação sobre programa nuclear iraniano termina sem acordo

Segundo fontes diplomáticas, o impasse deriva da pressão de franceses por um acordo em termos mais duros com Teerã. Conversas serão retomadas dia 20

Terminaram sem acordo as negociações em Genebra, na Suíça, sobre o programa nuclear iraniano entre representantes da república islâmica e o grupo de países do 5+1, que reúne os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia) e a Alemanha.

A responsável pela política externa europeia, Catherine Ashton, representando o 5+1, afirmou em entrevista coletiva que houve avanços concretos, mas que certas diferenças persistem, segundo a rede britânica BBC. O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico, mas esconde detalhes sobre ele e impede vistorias da ONU. Potências ocidentais acreditam que Teerã esteja enriquecendo urânio para fabricar armas nucleares e por isso impuseram severas sanções econômicas à república islâmica.

Esta foi a segunda rodada de negociações desde a chegada de Rohani ao poder, em agosto, e a renovação da equipe iraniana que negocia a questão nuclear. As conversas serão retomadas em 20 de novembro, segundo a representante do 5+1.

Segundo fontes diplomáticas, o impasse desta rodada derivou da pressão dos franceses por um acordo em termos mais duros com o Irã. O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, considerou que a proposta desenhada na Suíça não basta para conter as ambições de Teerã.

A principal preocupação dos franceses, segundo o jornal The New York Times, é o reator nuclear construído perto da cidade de Arak. O equipamento pode produzir plutônio, uma alternativa ao urânio enriquecido usado para ativar armas nucleares. O governo francês exige que as obras do reator sejam interrompidas ou destruídas, mas Teerã se comprometeu apenas a mantê-lo desligado por um período de seis meses.

Embora houvesse a expectativa que os países chegassem a um acordo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse que não ficou desapontado com a rodada de negociações, que começou há três dias. Pouco antes, o presidente do país, Hassan Rohani, havia instado as potências ocidentais a aproveitar o que chamou de "oportunidade excepcional".

Foto: A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, e o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, posam para fotos durante as negociações em Genebra, na Suíça (Denis Balibouse/Reuters)

Fonte:
Veja - A questão nuclear Iraniana - 09/11/2013 - 22:27
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/negociacao-sobre-pro...

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço