“Mineração: progresso ou destruição?” é tema de encontro realizado pela CPT

O potencial mineral da Bahia tem atraído muitas empresas mineradoras e o Estado é o grande parceiro, viabilizando infraestrutura, públicas ou financiadas com recursos públicos, com previsão de investimento de 6,5 bilhões de dólares no setor, entre os anos de 2012 a 2016 – 8,71% do total nacional (75 bilhões de dólares). O encontro começa hoje, 24 de setembro, e segue até amanhã, em Salvador, Bahia.

Isto significa cerca de 25% de todo investimento econômico no Estado, neste período. Por outro lado, as populações que vivem nos entornos dos empreendimentos amargam todo tipo de violação de direitos, como a expulsão do seu territórios, contaminação das águas, ar, poluição sonora, aumento de doenças decorrentes da exploração mineral, entre outros impactos negativos, e com total falta de políticas públicas socioambientais, econômicas e culturais.

Para refletir sobre o avanço da mineração na Bahia, a Comissão Pastoral da Terra (CPT/BA) realiza o II Encontro de Atingidos pela Mineração nos dias 24 e 25/09/2013, próximas terça-feira e quarta-feira, na Organização Fraternal São José (Av. Luiz Tarquínio, 18 – Roma), das 9h às 18h, na terça; e das 9h às 13h, na quarta. No evento, intitulado Mineração: progresso ou destruição? depoimentos dos atingidos sobre os problemas enfrentados com a instalação das mineradores, sobretudo nas áreas de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e fundo de pasto).

Além da fala dos atingidos, o encontro conta com a reflexão sobre a mineração no Brasil e no mundo, facilitada pelo professor Rodrigo Salles, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Outro assunto bastante em evidencia atualmente e que terá destaque no evento é o Código de Mineração, com palestra proferida por Tatiana Dias Gomes, advogada e assessora da CPT.

Fonte: CPT Nacional

http://caritas.org.br/novo/2013/09/24/mineracao-progresso-ou-destru...

Exibições: 70

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço