Milhares protestam contra lei de segredos oficiais no Japão

Sem o direito ao conhecimento, democracia não pode existir', disse grupo. Críticos dizem que a lei pode impedir investigação dos erros de autoridades

Moradores protestam com cartazes no Japão após projeto de lei polêmico (Foto: JIJI PRESS/ AFP)

Milhares de pessoas protestaram em Tóquio contra uma projeto de lei que críticos dizem ter o potencial de restringir o acesso a informações sobre questões como a crise nuclear de Fukushima.

A lei, proposta pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, expande significativamente a definição do que são segredos de Estado, medida que Abe alega ser vital para fortalecer a cooperação de segurança com os Estados Unidos, seu principal aliado, e outros países.

O rígido controle de informações secretas praticado durante a Segunda Guerra Mundial há muito tornou o tema um tabu no Japão, mas a expectativa é que a lei seja aprovada na votação marcada para a próxima semana, devido à confortável maioria da coalizão governista em ambas as casas legislativas japonesas.

"Sem o direito ao conhecimento, a democracia não pode existir", disse Yasunari Fujimoto, membro do grupo civil Fórum da Paz, durante a manifestação em um parque próximo ao Parlamento.

"Se a lei for aprovada, nossa Constituição será nada mais do que um pedaço de papel".

Críticos dizem que a lei pode impedir que jornalistas investiguem os erros de autoridades, como o conluio entre reguladores e usinas que em 2011 contribuiu para o desastre nuclear de Fukushima.

Sob a lei, servidores públicos e outros com acesso a informações consideradas secretas podem ser condenados a até 10 anos de prisão no caso de vazamentos. Pelas regras atuais, a pena é de um ano de reclusão, exceto para autoridades de defesa, sujeitas a cinco anos de prisão ou a 10 anos, caso os dados tenham como origem as Forças Armadas dos EUA.

Jornalistas e outros representantes do setor privado podem ser condenados a até cinco anos de prisão caso utilizem métodos "grosseiramente inadequados" para encorajar tais vazamentos.

Manifestantes lotaram um teatro de 3 mil lugares localizado em um parque, com pessoas espremidas nos corredores e se espalhando pelo parque. Alguns erguiam cartazes a favor da liberdade de expressão.

A estimativa dos organizadores foi de 10 mil pessoas presentes.

Abe insiste que a lei é essencial em seus planos para estabelecer um conselho nacional de segurança semelhante ao modelo dos EUA.

Fonte: G1 | Japão - publicado em 22/11/2013

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço