Merkel chega ao Japão para discutir posturas econômicas e nucleares

Por Agência EFE

Tóquio, 9 mar - A chanceler alemã, Angela Merkel, chegou nesta segunda-feira ao Japão para realizar uma visita de dois dias ao país asiático, a primeira em sete anos, com um profundo sentido econômico e energético. A visita de Merkel, que se reunirá hoje mesmo em Tóquio com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e com o imperador Akihito, poucos meses antes de a Alemanha receber, em junho, a reunião anual do G7.

Entre os pontos econômicos a expectativa é que a chanceler discuta com o primeiro-ministro a negociação do tratado de livre-comércio (TLC) entre a União Europeia e o Japão. Merkel destacará a postura de Berlim a favor de desprezar a energia nuclear e de fomentar um maior investimento em energias renováveis.

O acidente que aconteceu em 2011 na usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, levou o governo alemão a anunciar a suspensão de todas as usinas atômicas do país até 2022. Tóquio, por sua vez, está impulsionando, quatro anos depois da catástrofe, a reativação para esta primavera de alguns dos 48 reatores comerciais que permanecem suspensos por causa do acidente em Fukushima para reduzir suas importações de petróleo e gás e sua dependência energética do exterior. "A partir do aprendido na experiência de Fukushima gostaríamos que o Japão empreendesse junto com a Alemanha o mesmo caminho", explicou Merkel em entrevista concedida à emissora pública japonesa "NHK" em Berlim antes de viajar. A chanceler alemã e o primeiro-ministro devem ainda coordenar posturas sobre o conflito na Ucrânia e sua interlocução com Moscou, assim como na luta contra o terrorismo internacional.

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço