Nosso companheiro Chico Whitaker esteve em Tóquio no fim de março participando do I Fórum Social Mundial Temático Antinuclear. Reproduzimos aqui a mensagem dele falando sobre alguns dos encaminhamentos do encontro.

Prestação de contas - mensagem de solidariedade ao povo japonês

Em meados de março deste ano pedi a vocês sua adesão a uma mensagem de solidariedade ao povo japonês, com o qual toda a Humanidade tem uma grande dívida pelo seu sofrimento com aas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki em 1945 e com o acidente nuclear de Fukushima em 2011. Esse sofrimento nos alertou para a insanidade a que os seres humanos podem ser levados com a manipulação da energia do átomo, que leva o Mal a destruir a Vida.

No final daquele mês deveria haver uma grande manifestação em Tóquio contrária à reabertura das usinas nucleares naquele país, fechadas após o drama de Fukushima, e as mensagens seriam entregues aos seus organizadores.

Embora tenha passado mais de um mês dessa manifestação, que fez desfilarem nas ruas daquela cidade, em 26 de março de 2016, mais de 37 000 pessoas, gostaria de informá-los que:

- as mensagens foram assinadas por cidadãos e cidadãs de 30 países: 379 brasileiros sendo 11 membros da Comissão Brasileira Justiça e Paz e 19 ganhadores do Prêmio Nobel Alternativo, 20 membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e 8 membros do Conselho do Futuro do Mundo;

- a sra. Lalita Ramdas, importante liderança do movimento ambientalista Indiano, que participava da manifestação, leu no seu início as mensagens, em nosso nome;

- as mensagens foram posteriormente entregues pessoalmente ao deputado sr. Naoto Kan, ex-Primeiro Ministro do Japão em função quando ocorreu o acidente de Fukushima, para que as levasse ao conhecimento do Parlamento Japonês.

Apelo pela constituição de uma Rede Mundial antinuclear.

Nos dias anteriores e posteriores à manifestação realizou-se também em Tóquio o Primeiro Fórum Social Mundial Temático contra o Nuclear Civil e Militar, com participantes de mais de 12 países, principalmente da Ásia.

Gostaria de informa-los que muitos de seus participantes também decidiram, ao final desse Fórum, lançar um Apelo pela constituição de uma Rede Mundial Antinuclear. Estou anexando a este mail o texto desse apelo, em sua versão em português.

Ele está aberto a adesões de pessoas e organizações no site do Fórum Social Mundial de Montreal de 2016 , na janela “Apelo de Tóquio”, e conta nesta data com 337 assinaturas, de mais de 30 países.   

Os subscritores iniciais desse Apelo decidiram igualmente organizar em Agosto próximo, em Montreal, Canada, no quadro do Fórum Social Mundial de 2016, um segundo Fórum Social Temático contra o Nuclear Civil e Militar, aberto a todos os interessados. Aqueles que se quiserem mais informações poderão obtê-las escrevendo para xonuclear@uol.com.br.

Os participantes franceses do Fórum Temático de Tóquio devem decidir, no corrente mês de Junho, em Paris, sobre a eventual realização de um terceiro Fórum Social Temático contra o Nuclear Civil e Militar na França em 2017, por ocasião do 31o. aniversário do acidente de Chernobyl. Os interessados podem pedir mais informações também no endereço acima.

Minuto de silêncio na abertura dos Jogos Olímpicos

Por último gostaria de informá-los de uma proposta surgida entre participantes do Fórum Temático de Tóquio: fazer um Minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Hiroshima, na abertura dos Jogos Olímpicos Mundiais de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil. Por extrema coincidência, essa abertura se dará no dia 5 de Agosto às 20:00 horas no Rio de Janeiro, que corresponderá às 08:00 horas do dia 6 de agosto no Japão e foi nesse dia de 1945 que, às 08:15, explodiu a bomba de Hiroshima.

O minuto de silêncio a ser feito em Hiroshima em 2016 poderá portanto coincidir com a mesma homenagem na abertura de um evento mundial criado na perspectiva da construção da paz entre os povos. É uma iniciativa extremamente oportuna na realidade mundial atual em que, mais do que nunca, temos que nos mobilizar pela Paz e contra a violência.

A proposta foi assumida pela Associação de Sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki de S.Paulo (Hibakusha do Brasil) e pela Associação Prefeitos pela Paz. Esta associação, da qual é membro o atual Prefeito do Rio, entre outros prefeitos brasileiros, foi criada em 1982 pelo então Prefeito de Hiroshima, sr.Takeshi Araki, que agora se mostrou entusiasmado pela ideia do Minuto de silêncio no Rio de Janeiro. Resta saber se o prefeito do Rio e os Presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Olímpico Internacional a acolherão. Toda ajuda neste sentido será benvinda.

Com meu abraço, Chico Whitaker, da Comissão Brasileira Justiça e Paz e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares (chicowf@uol.com.br)

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço