Japão retira todo combustível nuclear de outra usina afetada de Fukushima

Da Agência Efe

A operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi retirou todo o combustível de outra planta próxima afetada pelo terremoto e o tsunami de 2011 e cujo futuro ainda será determinado.

A companhia elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) completou a retirada das 2.500 barras de combustível nuclear que havia nos reatores 1, 2, 3 e 4 da usina de Fukushima Daini, segundo informou nesta quarta-feira a agência local "Kyodo". As barras de combustível se encontram agora em piscinas localizadas dentro dos reatores e destinadas a sua refrigeração e armazenamento seguro, onde permanecerão até que sejam transferidas mais adiante a um cemitério nuclear.

Fukushima Daini está localizada a 12 quilômetros da planta de Daiichi e, da mesma forma que esta, foi afetada pelo terremoto e tsunami de março de 2011, embora em seu caso os operários tenham conseguido levá-la à "parada fria" poucos dias depois. Enquanto Fukushima Daiichi está em processo de desmantelamento, a TEPCO mantém Fukushima Daini paralisada e ainda não esclareceu seus planos para esta central, apesar de o governo local reivindicar que esta usina seja também desmantelada.

Até o momento, a TEPCO assinalou que levará em conta as necessidades energéticas do país e a opinião da comunidade que vive em torno desta usina antes de tomar uma decisão definitiva sobre o futuro da Fukushima Daini. Por causa do acidente nuclear de Fukushima, o pior desde o de Chernobyl (Ucrânia) em 1986, o Japão mantém desligados seus 48 reatores nucleares, embora o governo impulsione a reativação daqueles que cumpram os novos requisitos de segurança da Autoridade de Regulação Nuclear (NRA).

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço