Japão pretende reativar reator nuclear em junho, dizem fontes

O governo do Japão pretende reativar um reator nuclear por volta de junho, depois de um processo de aprovação longo e politicamente sensível que se seguiu ao desastre de Fukushima, disseram fontes familiarizadas com os planos.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe vem pressionando para que alguns dos reatores do país voltem à ativa, argumentando que são essenciais para o crescimento econômico. Todos os 48 reatores japoneses foram fechados após o terremoto seguido de tsunami que levou ao colapso a usina de Fukushima Daiichi, em março 2011.

A reativação, no país que já foi o terceiro maior consumidor de energia nuclear do mundo, vai reforçar os serviços públicos, que amargaram enormes perdas depois que passaram a depender de combustíveis fósseis, e modernizar as usinas nucleares, sendo que duas delas estão recorrendo à ajuda do governo.

Mas a iniciativa causará controvérsia em uma nação onde a maioria se opõe à energia nuclear e não se esqueceu da pior crise atômica no mundo desde Chernobyl, em 1986.

"Pedimos ao governo que leve plenamente em consideração o enorme sofrimento causado pelo acidente da central nuclear e se certifique de que as futuras políticas garantam segurança e paz de espírito a todos os cidadãos", disse o governador de Fukushima, Masao Uchibori, quando questionado sobre a reativação.

A Kyushu Electric Power Co receberá o sinal verde para recolocar em operação duas unidades nucleares no sudoeste do Japão, a primeira delas em junho, de acordo com três fontes familiarizadas com a estratégia do governo. As fontes não quiseram se identificar por não estarem autorizadas a falar com a mídia.

Até junho a Autoridade Regulatória Nuclear do Japão deve ter completado as verificações finais e avaliação dos reatores na usina de eletricidade Sendai, em Kyushu, deixando Abe dar a palavra final. As autoridades locais deram seu aval no ano passado.

Um porta-voz do ministério da indústria disse que não há nenhuma informação sobre a data de reinício das atividades na usina Sendai.

Reportagem de Joseph Radford; Reportagem adicional de Osamu Tsukimori, para a Agência Reuters

Exibições: 20

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço