Iraque ratifica o tratado de proibição de testes nucleares

Tratado estava pendente há 17 anos.
Acordo que proíbe os testes nucleares foi assassinado por 183 países.

Iraque ratificou no Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBTO), pendente há 17 anos, anunciou nesta sexta-feira (27) o secretário executivo da organização responsável pela aplicação da convenção, Lassina Zerbo.

"Felicito o Iraque por este importante passo. O compromisso do Iraque de renunciar as armas mais devastadoras, proibindo as explosões nucleares, é um sinal importante de paz, e nos aproximamos da criação de uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio", afirmou Lassina Zerbo.

O tratado, que proíbe os testes nucleares com fins civis ou militares, foi assassinado até o momento por 183 países. O Iraque assinou o tratado em 19 de agosto de 2008 e se converte no país número 161 a ratificá-lo.

Para que possa ser aplicado, 44 estados-chave, que dispõem de tecnologia nuclear, têm de ratificá-lo. Até o momento, 36 já assinaram e faltam os Estados Unidos, China, Coreia do Norte, Egito, Índia, Irã, Israel e Paquistão.

O tratado foi negociado em 1996. Sua aplicação estaria supervisionada pelo CTBTO, que dispõe de instrumentos de medição repartidos por todo o mundo e que ja foram utilizados, especialmente depois do acidente nuclear de Fukushima no Japão, em março de 2011, ou durante os testes nucleares da Coreia do Norte.

Fonte:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/iraque-ratifica-o-tratado...

Exibições: 31

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço