Na abertura do Fórum Social Temático Energia (FST-Energia), dia 7 de Agosto próximo, em Brasília, um balão de ar quente será inflado a partir do gramado em frente ao Congresso Nacional, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da sociedade discutir as políticas energéticas de seus paises. Enquanto formam uma grande ciranda, ao som do Hino Nacional, os participantes do evento poderão ver no alto, levantadas pelo balão, as três linhas de questionamentos que o FST-Energia está propondo para impulsionar os debates que acontecerão durante o evento: Energia para que? Para quem? Como?
O que é o FST-Energia?
É um espaço de encontro de organizações e movimentos sociais que tem atuação vinculada à questão da energia no Brasil e no mundo. Ele atende à necessidade de refletirmos, de forma ampla, sobre os problemas que vem sendo criados pelas matrizes energéticas em uso no mundo, e a urgência da sociedade civil se mobilizar para garantir o acesso da sociedade na discussão e decisão da política energética, com vistas a mudarmos essas matrizes.
Porque Energia?
A eletricidade é fundamental em nossas casas, para iluminar ruas, mover industrias e trasportes. Para contarmos com essa energia, no entanto, será preciso construir grandes barragens, que inundam campos e cidades, expulsam moradores e pescadores da beira dos rios e indígenas de suas terras? Ou construir os ameaçadores reatores nucleares caros, poluentes e perigosos?
 
Existe saída?
A humanidade já encontrou formas mais limpas de produzir energia com outras fontes, como o sol e os ventos, bem como maneiras de descentralizar a produção a partir das casas, das fábricas e das comunidades, barateando custos e evitando desperdícios.
O FST-Energia se insere no processo de Fórum Social Mundial, que prevê a realização de mais de 40 fóruns regionais em vários países. Neles acontecem palestras, painéis, debates, rodas de conversa, exposições, manifestações coletivas, teatro, música e todas as formas de intercâmbio e comunicação. As atividades só podem ser propostas por organizações da sociedade civil.
O site (www.fst-energia.org) orienta quanto à inscrição de pessoas, organizações e atividades, e fornece informações e notícias sobre as questões tratadas no FST-Energia.
 
Contatos
Jeronimo (jornalista) - jeronimo.fst@gmail.com

Exibições: 23

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço