Falha provoca novo vazamento de água radioativa em Fukushima

Da Agência EFE

Tóquio - Um falha técnica provocou nesta terça-feira um novo vazamento de água radioativa procedente da usina nuclear de Fukushima no Oceano Pacífico, anunciou a operadora do local, Tokyo Eletric Power (Tepco).

O vazamento foi causado por um acúmulo de água da chuva sobre a parte superior do reator 2 da usina. Após ficar contaminado pela radioatividade, o líquido escoou para os canais que desembocam no mar.

A água contaminada continha 29.400 becquerels por litro de césio radioativo e 52.000 de estrôncio, além de outras substâncias emissoras de raios beta - muito acima dos limites legais -, conforme as informações divulgadas pela Tepco.

A companhia detectou os níveis excessivos de radioatividade em abril de 2014, mas permaneceu em silêncio sobre o problema até fevereiro deste ano. Tampouco tomou medidas para solucioná-lo no período.

Para conter a saída da água contaminada, a Tepco informou que iniciou na última sexta-feira uma operação de bombeamento que levava o líquido para outros encanamentos que desembocam no píer da central, separado do Pacífico por um dique.

Após quatro dias em funcionamento, as oito bombas que compõem o sistema pararam, permitindo que a água radioativa fluísse em direção ao mar, explicou a Tepco em comunicado.

A companhia acrescentou que desconhece a quantidade e a concentração de substâncias radioativas que foram parar no mar. Neste momento, afirmou que se concentra em investigar as causas do acidente.

O acidente nuclear de março de 2011 em Fukushima é considerado o pior desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

As emissões e vazamentos radioativos mantêm 70 mil pessoas que viviam perto da fábrica fora de suas casas, além de terem afetado gravemente a pesca, a agricultura e a pecuária local.

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço