Exposição, seminário e encontro discutem a questão nuclear em agosto

No dia 6 de agosto, entra em cartaz, em Angra dos Reis, a exposição Hiroshima 70, que reúne imagens capturadas por fotógrafos de diversos países desde 1945, quando os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki. A mostra, desenvolvida pela Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), lança um olhar sobre o universo nuclear, a partir destes fatos detonados no Japão, há 70 anos - uma maneira de relembrar as vítimas das indústrias bélica e nuclear.

As fotografias apresentam, entre outros assuntos, o cenário apocalíptico criado pela explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, a luta contra a energia nuclear, os impactos do ciclo do urânio (material radioativo utilizado tanto no desenvolvimento de bombas nucleares quanto na produção de energia), as consequências de acidentes nucleares sobre o ser humano e a natureza. Além destas imagens, a exposição também apresenta um conjunto de cartazes criados entre 1970 e 2010 por movimentos de resistência antinuclear ao redor do mundo.

A exposição Hiroshima 70 é o destaque da programação deste ano do Hiroshima Nunca Mais, conjunto de ações realizadas anualmente pela Sapê desde a década de 1980. O público vai poder, ainda, participar do Encontro da Articulação Antinuclear Brasileira e do seminário "O programa nuclear na política energética nacional: contradições e perspectivas".

Desde 1971, quando a usina Angra 1 começou a ser construída, os moradores de Angra dos Reis (cidade localizada entre as metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo) convivem com a insegurança nuclear. O objetivo da exposição Hiroshima 70 é aproximar a população do debate sobre o uso de energia nuclear, levando em conta a iminente entrada em operação da usina Angra 3, prevista para 2018, e a meta do Plano Nacional de Energia, que prevê a construção de mais quatro usinas nucleares no Brasil até 2030.

Seminário O Programa Nuclear na Política Energética Nacional: contradições e perspectivas
Organizado em parceria pela Articulação Antinuclear Brasileira (AAB), pela Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares e pela Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), o seminário tem como objetivo aprofundar a discussão sobre o uso da matriz nuclear na Política Energética Nacional, levando em conta o momento político e econômico que o país vive. As dúvidas que envolvem a construção de Angra 3, considerando a obsolescência do projeto, a indefinição quanto ao depósito definitivo de rejeitos, somado aos indícios de envolvimento das empreiteiras no esquema desvendado pela “Operação Lava-jato”, colocam esse tema na ordem do dia.

O seminário contará com a presença de especialistas da área de energia e representantes do movimento antinuclear de todo o país, entre eles:

Célio Bermann – Professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Energia, coordenando a linha de pesquisa “Energia, Sociedade e Meio Ambiente”. Foi assessor ambiental do Ministério de Minas e Energia entre 2003 e 2004. 

Heitor Scalambrini Costa – Físico, professor associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Energia Nuclear e Doutorado em Energética na Université de Aix-Marseille/Commissariat de Energie Atomique/França. Membro do Movimento Ecossocialista de Pernambuco, da Articulação Antinuclear Brasileira e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 

Chico Whitaker – Um dos fundadores e organizadores do Fórum Social Mundial, é membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e fundador da “Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares. Recebeu em 2006, na Suécia, o “Right Livelihood Award", conhecido como "Prêmio Nobel alternativo".

Movimentos de resistência de Caetité (Bahia) e Santa Quitéria (Ceará) também farão parte da programação do seminário. Também são aguardados representantes do Ministério Público Federal e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sapemovimento@gmail.com ou no local, no dia do seminário (vagas limitadas). Os participantes receberão certificado no fim do seminário.

 
Exposição HIROSHIMA 70
Período de visitação: 6 de agosto a 4 de outubro
Local: Centro Cultural Theóphilo Massad (Praça Guarda Marinha Greenhalg, S/N. São Bento, Angra dos Reis - RJ)
Fotografias de: Amirtharaj Stephen, Dan Budnik, Elin O'Hara Slavick, Herval Silva, Hiromichi Matsuda, Igor Kostin, James Crnkovich, Jan Smith, Joelma Couto, Paul Hill-Gibbins, Peter Goin, Rieko Uekama, Robert Del Tredici, Rosane Prado, Vanor Correia e Yoshito Matsushige.

ABERTURA: SARAU COM MÚSICOS E CONVIDADOS
Data: 06/08 (quinta-feira), 18h
Local: Centro Cultural Theóphilo Massad

EXIBIÇÃO DO FILME "HIROSHIMA MON AMOUR"
(Direção: Alan Resnais. França, 1959).
Data: 07/08 (sexta-feira), 19h
Local: Sala de vídeo do Centro Cultural Theóphilo Massad

SEMINÁRIO "O PROGRAMA NUCLEAR NA POLÍTICA ENERGÉTICA NACIONAL: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS"
Data: 07/08 (sexta-feira), 8h30 às 17h30
Local: Auditório do CEAV (Colégio Estadual Artur Vargas - Rua Coronel Carvalho, 230, Centro, Angra dos Reis - RJ)

ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO ANTINUCLEAR BRASILEIRA
Data: 08/08 (sábado), 8h às 17h
Local: Casa de Cultura (Rua do Comércio, 172, Centro. Angra dos Reis - RJ)
O encontro da Articulação Antinuclear Brasileira terá como objetivo fortalecer uma ação política coordenada, nas várias frentes de resistência – mineração de urânio, novas usinas nucleares no nordeste, Angra 3 – ampliando a participação de mais pessoas e instituições na AAB. 
As inscrições para o encontro devem ser feitas no local, no dia 7. Mais informações pelo e-mail:sapemovimento@gmail.com.

Exibições: 71

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço