De 10 de novembro a 18 de dezembro, a Matilha Cultural, em São Paulo-SP, recebe a exposição fotográfica, Hiroshima 70. A exposição reúne imagens capturadas por fotógrafos de diversos países desde 1945, quando os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki. Além destas imagens, a exposição também apresenta um conjunto de cartazes criados entre 1970 e 2010 por movimentos de resistência antinuclear ao redor do mundo. 

Através das lentes de Amirtharaj Stephen, Dan Budnik, Elin O’Hara Slavick, Herval Silva, Hiromichi Matsuda, Igor Kostin, James Crnkovich, Jan Smith, Joelma do Couto, Paul Hill-Gibbins, Peter Goin, Rieko Uekama, Robert Del Tredici, Rosane Prado, Vanor Correia e Yoshito Matsushige o espectador é convidado a mergulhar nessa densa temática, compreendendo o contexto de cada foto e a problemática colocada. 

As fotografias apresentam, entre outros assuntos, o cenário apocalíptico criado pela explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, as milhares de toneladas de lixo e as mortes ocasionadas pelo acidente radiológico de Goiânia, a devastação ambiental causada pela mineração de urânio no sertão baiano ou a luta de indígenas, quilombolas e sertanejos para impedir a construção de uma usina nuclear nas margens do Rio São Francisco, em Pernambuco. 

A mostra, desenvolvida pela Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPÊ), lança um olhar sobre o universo nuclear, a partir destes fatos detonados no Japão, há 70 anos – uma maneira de relembrar as vítimas das indústrias bélica e nuclear. 

Dia 10 de novembro será realizado um sarau de abertura da exposição e no dia seguinte um seminário em parceria com a Articulação Antinuclear Brasileira e a Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares. Durante o período da exposição haverá agendamento de visitas escolares. 

Serviço

Exposição Hiroshima 70 em São Paulo

Onde: Matilha Cultural (Rua Rêgo de Freitas, 542, Centro, São Paulo)

Quando: 10/11 à 18/12

Horário de visitação: 14 às 21h

Entrada Franca

Mais informações:

sapemovimento@gmail.com

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço