Energia Nuclear - Nunca mais | Show-protesto em Recife-PE

Neste domingo (24) será realizado no Alto José do Pinho (Recife-PE) o show-protesto Energia Nuclear Nunca Mais, contra a instalação de mais usinas nucleares no Brasil. Na ocasião, haverá shows das bandas B.U., Elemento Natural, Contra Ataque e Nação Corrompida. O evento começa a partir das 16h, em frente ao caldinho do Biu.

Realização da Articulação Antinuclear Brasileira, Movimento Ecossocialista de Pernambuco e Rádio Comunitária Alto Falante. 

MANIFESTO DOS ARTISTAS PERNAMBUCANOS CONTRA A INSTALAÇÃO DE USINAS NUCLEARES 

Nós artistas, mas antes de tudo cidadãos e cidadãs, acreditamos que a arte não pode estar descolada da realidade. Os problemas sociais, ambientais, políticos e econômicos, constantemente nos desafiam a pensar e agir como indivíduos inseridos no ambiente e reagindo a ele.  Portanto desejamos através desta ação coletiva colaborar com a reflexão, discussão e desenvolvimento da consciência sobre os problemas e riscos desta política de energia em andamento. Por isso, faremos o esforço necessário para que não sejam instaladas usinas nucleares em nosso País, sem a ampla discussão sobre os reais impactos ambientais, sociais e econômicos que a instalação de tais usinas causariam em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. Somos contra a instalação das usinas e queremos abrir o debate expressando os motivos da nossa opinião através deste manifesto.

A partir da tomada de uma maior consciência dos problemas da opção nuclear com o acidente ocorrido em Fukushima, no Japão, em 11 de março de 2011, consideramos que:

- o Brasil não precisa de usinas nucleares para atender as suas necessidades de energia elétrica;

- possuímos outras alternativas mais limpas e seguras para produzir energia elétrica, sem correr os riscos que oferecem as usinas nucleares, e em particular, o Nordeste brasileiro é abundante em fontes de energia como o Sol e o vento;

- a instalação de usinas nucleares utilizando as águas do Rio São Francisco seria mais um descalabro ao povo sertanejo;

- ninguém tem o direito de impor aos brasileiros esses riscos e as consequências de possíveis acidentes nucleares;

- ninguém tem o direito de deixar para as gerações futuras o pesadelo do lixo nuclear, que continua radioativo por milhares de anos.

- a decisão de construir usinas nucleares no Brasil foi antidemocrática. A população em geral e os vizinhos dos reatores em particular,  não tiveram oportunidade de manifestar-se.

Recife, 11 de março de 2013

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço