Empresário cearense cria o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar

Entre as principais estratégias para alcançar a sustentabilidade está o investimento em energias limpas.  Nessa questão, a produção eólica e solar estão em destaque, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos Estados Unidos.

A partir desse contexto, o professor Fernandes Ximenes - engenheiro mecânico e proprietário da Gram-Eollic, desenvolveu o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar no Ceará.




Produzido em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, o sistema tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o diferencial da criação, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste.

De acordo com  Ximenes,  o formato de avião devido  à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. "Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo", explicou.

O professor alegou que  as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício e os transforma em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria fixada alguns metros abaixo. Cumprindo a mesma tarefa de gerar energia, estão as hélices do avião. Assim como as naceles (pás) dos grandes cata-ventos espalhados pelo litoral cearense, a energia é gerada a partir do giro dessas pás.

Além disso, o poste é à prova de apagão. Através dessas duas fontes, funcionando ao mesmo tem, o poste tem autonomia de até sete dias.  "As baterias do poste híbrido têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e sol 70 horas, ou sete noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas, enquanto a humanidade seria extinta porque não se consegue viver sete dias sem a luz solar" - ressaltou.

Escrito em 20.6.2012 por Equipe GreenNation

Fonte:
Green Nation

Exibições: 840

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço