Descoberta rachadura que causava vazamentos na usina de Fukushima

Simples teste com espuma foi realizado em tanque de água contaminada.
Tanque teria sido fabricado com material barato.

A  empresa responsável pela usina nuclear de Fukushima informou que, após cerca de um mês e meio de investigações, descobriu no fundo de um dos tanques de armazenamento de água radioativa uma pequena rachadura que é a provável causadora dos vazamentos de água contaminada ao Oceano Pacífico, diz, nesta quinta-feira (26) a imprensa do Japão.

Os técnicos da central, que na semana passada começaram a desmontar o tanque defeituoso onde foi descoberto o primeiro fluxo de água radioativa, utilizaram um tipo de espuma nas frestas do contêiner para detectar a origem dos vazamentos, detalhou a emissora japonesa "NHK".

Os tanques, dos quais a Tokyo Electric Power (Tepco) conta com cerca de 350 em toda a usina, foram fabricados logo após o acidente nuclear de março de 2011. Mas foram utilizados materiais mais baratos, como resina e fixações metálicas, para unir as partes, ao invés de solda.

A operadora da usina nuclear considera que os vazamentos teriam começado depois que a pressão da água no tanque dilatou o pequeno espaço observado entre as frestas no fundo do contêiner.

O problema surgiu em meados de agosto, quando a Tepco detectou um vazamento de 300 toneladas de água muito radioativa neste tanque que, assim como os outros 600 contêineres que existem na usina, é utilizado para armazenar o líquido que refrigera os reatores.

Além disso, a operadora anunciou que começará na sexta-feira (27) os testes com o novo Sistema de Processamento Avançado de Líquidos (ALPS), fabricado pela Toshiba, e espera que ele seja capaz de eliminar até 62 dos 63 tipos de materiais radioativos presentes na água, o que resolveria em parte o grave problema de armazenamento.

Estava previsto que os técnicos iniciassem esse novo sistema no mês passado, mas, nos testes realizados em junho, encontraram um pequeno vazamento que atrasou o processo.

No início de agosto, o governo japonês manifestou sua disposição de se envolver logística e financeiramente para resolver o grave problema de água contaminada na usina com medidas como o despejo de água com baixos índices de radiação no oceano e o congelamento do subsolo perto dos reatores.

Os vazamentos de água radioativa e o volume de líquido acumulado nos porões dos edifícios dos reatores são os principais desafios para os 3,5 mil operários que lutam para desmantelar a central nuclear.

Fonte:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/rachadura-que-causava-vaz...

Exibições: 73

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço