Acordo nuclear iraniano provoca reações em todo o mundo

O histórico acordo sobre o polêmico programa nuclear iraniano alcançado neste domingo em Genebra provocou as mais diversas reações em todo o mundo.O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou de "um importante primeiro passo" o acordo provisório concluído entre o Irã e as potências do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), ressaltando as "enormes dificuldades" que persistem sobre a questão.

"Pela primeira vez em quase uma década, paramos os progressos do programa nuclear iraniano e partes muito importantes do programa serão canceladas", disse Obama, considerando que o pacto "fecha o caminho mais óbvio" para a fabricação de uma bomba atômica.

O acordo provisório, de acordo com a Casa Branca, prevê, entre outras medidas, que o Irã "pare todo o enriquecimento (de combustível nuclear) a mais de 5%", e que as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "permitirá que a comunidade internacional verifique se o Irã tem respeitado seus compromissos".

O presidente iraniano Hassan Rohani considerou, por sua vez, que "neste acordo, o direito ao enriquecimento de urânio no território iraniano foi aceito (...) e a estrutura das sanções começará a se quebrar", indicando que o seu país "nunca procurou e não irá procurar jamais a fabricação de armas atômicas".

O guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que tem a última palavra sobre todas as questões estratégicas do país, inclusive a nuclear, comemorou o acordo.

"É preciso agradecer a equipe de negociadores nucleares por esta conquista (...) A graça de Deus, as preces e o apoio da população são, sem dúvida, a razão para este sucesso", declarou Khamenei, acrescentando ser preciso "resistir ante as demandar excessivas" dos outros países.

O secretário-geral das Nações Unidas,

A única voz negativa, Israel denunciou um "mau acordo que oferece exatamente o que o Irã queria: a retirada significativa das sanções e a manutenção em parte de seu programa nuclear", segundo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Além disso, o premiê considerou que "o que foi concluído em Genebra não é um acordo histórico, mas um erro histórico".

Para o presidente russo Vladimir Putin, o acordo marca "um avanço", mas apenas um "primeiro passo" em um caminho longo e difícil.

Os palestinos, ao contrário, comemoram um acordo que mostra a Israel que "a paz é a única opção para o Oriente Médio".

"As ofertas internacionais em Genebra devem ser uma chance para ativar o Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) para acabar com o conflito israelo-palestino", declarou o porta-voz do presidente Mahmoud Abbas, Nabil Abou Roudeina.

O presidente francês, François Hollande, vê neste acordo "um passo importante na boa direção" porque "constitui uma etapa para o fim de um programa militar nuclear, e, portanto, em direção à normalização das nossas relações com o Irã".

O acordo "respeita as exigências impostas pela França quanto aos estoques e ao enriquecimento de urânio", ressaltou.

E o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, comemorou "o avanço importante para a segurança e a paz", que "confirma o direito do Irã à energia nuclear civil, mas exclui seu acesso a armas nucleares".

O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, acolheu um acordo que "salvaguarda a paz e a estabilidade no Oriente Médio" e que "ajuda os interessados a ​​iniciar uma relação normal com o Irã", um ponto importante para a China, que tem grandes necessidades de petróleo.

O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, ressaltou que neste momento "é crucial garantir a execução em tempo hábil o acordo e continuar a trabalhar, sobre a base da confiança já construída, para uma solução definitiva para esta questão".

Em Londres, o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, deu boas-vindas a um acordo "bom para o mundo, incluindo ao Oriente Médio, e ao povo iraniano", ressaltando que resta "muito trabalho a ser feito para implementar e fazer avançar este acordo".

Índia e Paquistão, ambas potências nucleares, também reagiram ao acordo.

A Índia, tradicionalmente próxima de Teerã, está "feliz em ver que estamos indo no sentido de resolver as questões relacionadas com o programa nuclear do Irã por meio do diálogo e da diplomacia".

O Paquistão, acusado no passado de ter contribuído para a proliferação nuclear, saudou o acordo. "O Paquistão sempre destacou a importância (...) de se evitar um confronto que poderia desestabilizar a região".

Na Síria, o regime de Damasco, que é apoiado por Teerã em sua guerra contra os rebeldes, elogiou neste domingo o acordo histórico "que garante os interesses do povo iraniano e reconhece seu direito ao uso pacífico da energia nuclear".

Enfim, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA),

Fonte:

AFP – dom, 24 de nov de 2013

Exibições: 123

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço