O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima completará 71 anos na sexta feira, dia 5 de agosto. Uma triste data que será lembrada por nós, embora o COI não tenha aceito fazer 1 Minuto de Silêncio pela Paz na abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Para lembrar essa tragédia que matou mais de 80 mil pessoas a Articulação Antinuclear Brasileira está propondo um minuto de silêncio, onde quer que você esteja, às 20:15h.

A iniciativa é o desdobramento de uma campanha que pediu 1 minuto de silêncio para a paz na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, que por uma estranha coincidência acontecerá ao mesmo tempo que o aniversário do bombardeio. 

A mobilização começou com o pedido do prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, angariou mais de 11 mil apoiadores, como o cineasta e diretor criativo da abertura das Olimpíadas, Fernando Meirelles. 

Organizações antinucleares como a Associação Hibakusha Brasil Pela Paz (de sobreviventes de Hiroshima que vivem no Brasil), trabalharam para que o minuto de silêncio fosse uma oportunidade de reflexão coletiva sobre a paz, da qual o mundo anda tão necessitado.

O apelo por uma menção na abertura não foi atendido pelo Comitê Olímpico Internacional e, para que a data não seja esquecida e o desejo de um mundo livre do nuclear se mantenha vivo, grupos realizarão atos em diferentes lugares do país.

Até agora, temos: 

- Salvador (BA) : 05/08, concentração às 19h, no Dique do Tororó (em frente ao estacionamento) e minuto de silêncio às 20:15h. Organizado pela Articulação Antinuclear Brasileira. 

- Angra dos Reis (RJ): Brechó da Sapê, 06/08, das 08:30 às 13h, Praça Zumbi dos Palmares, Centro. Organizado pela Sapê. 

- Itaporanga (CE), dia 06, pela manhã, local à definir. Organizado pela Articulação Antinuclear do Ceará. 

Junte-se a um dos atos, organize um grupo em sua cidade ou faça um minuto de silêncio onde estiver. Mostre ao mundo usando as hashtags #1MinutoPelaPaz e #HiroshimaNuncaMais em suas redes sociais e divulgando ao máximo essa mensagem entre seus contatos.

Exibições: 91

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço