Durante Seminário Nacional do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), em Brasília, o professor Heitor Scalambrini (PE) e Zoraide Vilasboas (BA), representantes da Articulação Antinuclear Brasileira, defenderam o uso de energias renováveis, em lugar da energia nuclear, pois sua cadeia de produção (cara, suja e perigosa) emite CO2 - contribuindo para o aquecimento global - sendo, portanto, econômica, social…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 31 outubro 2016 às 17:00 — Sem comentários
Você sabia que existem cerca de mil toneladas de lixo nuclear armazenadas em São Paulo, no bairro de Santo Amaro? E que o urânio que alimenta as duas usinas nucleares brasileiras é minerado na Bahia e contamina água, solo e alimentos com radioatividade? Para tratar desses e vários outros impactos da produção de energia nuclear no Brasil a Articulação Antinuclear…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 26 outubro 2016 às 15:32 — Sem comentários
com informações da Agência Fapesp
Uma revisão do potencial eólico em terra do Brasil aponta que o país pode ter uma capacidade seis vezes maior de produzir energia a partir dos ventos do que o estimado até agora.
A alteração do potencial se deve sobretudo ao aumento da altura das torres de geração eólica em relação a…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 24 outubro 2016 às 11:30 — Sem comentários
Com informações do Opera Mundi
O Brasil deve exportar em breve 4 toneladas de urânio enriquecido para a Argentina. O contrato foi firmado entre a INB (Industrias Nucleares do Brasil) e a Conuar (Combustibles Nucleares Argentinos), o governo brasileiro já autorizou a remessa e há negociações para nova venda em 2017. O transporte desde a unidade da INB até a Argentina será feito por via terrestre, levando perigo a um enorme trajeto até a Argentina.
A Articulação…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 20 outubro 2016 às 18:45 — Sem comentários
Por Daniela Chiaretti, para o Valor Econômico
A Medida Provisória 735, que modifica pontos de diversas leis do setor elétrico e deve ser votada no Senado até terça-feira, embutiu um artigo que estabelece um programa de…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 17 outubro 2016 às 18:30 — Sem comentários
Por Luciano Costa, para a Reuters
A estatal Eletrobras entregou nesta terça-feira nos Estados Unidos informações financeiras de 2014 e 2015, que estavam atrasadas devido a investigações internas que apontaram irregularidades em pelo menos quatro empreendimentos da companhia, disse a elétrica em comunicado ao…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 15 outubro 2016 às 12:00 — Sem comentários
Por Alana Gandra, para a Agência Brasil
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu ampliar o apoio a projetos de energia solar de até 70% para até 80% dos itens financiáveis em Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada pela instituição em suas operações e atualmente em 7,5% ao ano.…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 14 outubro 2016 às 12:00 — Sem comentários
De 10 de novembro a 18 de dezembro, a Matilha Cultural, em São Paulo-SP, recebe a exposição fotográfica, Hiroshima 70. A exposição reúne imagens capturadas por fotógrafos de diversos países desde 1945, quando os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki. Além destas imagens, a exposição também apresenta um conjunto…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 11 outubro 2016 às 18:21 — Sem comentários
Do portal Inovação Tecnológica
Uma equipe de especialistas em análise de risco, que acaba de publicar a maior avaliação já feita até hoje sobre os acidentes nucleares, adverte que o próximo desastre na escala de Chernobyl ou Fukushima pode acontecer muito mais cedo do que o público se dá conta.
Os pesquisadores da Universidade de…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 5 outubro 2016 às 12:23 — Sem comentários
Por Luciano Costa para a Reuters
A estatal Eletrobras busca saídas para três enormes imbróglios no caminho da recuperação da companhia-- uma dívida bilionária com a Petrobras pela compra de combustíveis para termelétricas, a paralisação das obras da usina nuclear de Angra 3 e os grandes atrasos no cronograma de linhas de transmissão que precisam ser construídas por sua subsidiária Chesf.
O presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr., disse nesta sexta-feira…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 4 outubro 2016 às 14:40 — Sem comentários
2024
2023
2021
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
© 2025 Criado por Articulação Antinuclear BR. Ativado por