Da Agência Efe
A operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi retirou todo o combustível de outra planta próxima afetada pelo terremoto e o tsunami de 2011 e cujo futuro ainda será determinado.
A companhia elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) completou a retirada das 2.500 barras de combustível nuclear que havia nos reatores 1, 2, 3 e 4 da usina de Fukushima Daini, segundo informou nesta quarta-feira a agência local "Kyodo". As barras de combustível se…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 27 março 2015 às 10:58 — Sem comentários
Por Agência Efe
O Japão destinou até agora 590 bilhões de ienes (US$ 4,956 bilhões) para desmantelar a usina nuclear de Fukushima, um processo que se prolongará por mais três ou quatro décadas, segundo o relatório de uma auditoria do governo japonês divulgado nesta quarta-feira.
Desde o acidente nuclear causado pelo tsunami e o terremoto de março de 2011, o Estado japonês e a proprietária da usina gastaram mais da metade do orçamento previsto para todo o…
Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 25 março 2015 às 12:03 — Sem comentários
do site Notícias ao Minuto
A Kansai Electric pretende desmantelar as unidades Mihama 1 e 2, localizadas na região de Fukui, no oeste do arquipélago japonês, onde estão situadas várias centrais de energia nuclear.
Esta é a primeira vez que é tomada uma decisão do género depois do acidente nuclear de Fukushima.
Por sua vez, a Japan Atomic Power Company deve hoje tomar uma decisão idêntica em relação a Tsuruga, também no…
Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 18 março 2015 às 13:35 — Sem comentários
Da Agência EFE
Hiroshi Konno entende que as pessoas tenham medo de beber leite de Fukushima. Este criador de gado teve que abandonar sua fazenda após o acidente nuclear e quase quatro anos depois continua lutando para poder exercer o único ofício que sabe fazer.
Sua fazenda estava em Namie, a cidade onde nasceu e viveu toda sua vida, a apenas dez quilômetros da usina nuclear de Fukushima, castigada por um terremoto e um tsunami em 11 de março de 2011. A…
Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 17 março 2015 às 11:57 — Sem comentários
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro fundador da AAB
Apesar de toda a movimentação no cenário internacional acerca dos problemas e riscos de instalações…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 12 março 2015 às 22:30 — Sem comentários
Por Ewerton Tobacce, para a BBC Brasil
Quatro anos já se passaram desde o terremoto e o tsunami que devastaram o litoral nordeste do Japão. Desde então, a população local, aos poucos, se reestruturou.
Mas a economia da província de Fukushima, que enfrentou ainda o vazamento da usina nuclear de mesmo nome, não consegue retomar os trilhos - e lidar com o preconceito contra os produtos locais, uma verdadeira "maldição".
Os setores que mais…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 11 março 2015 às 20:55 — Sem comentários
Por Heitor Scalambrini Costa
professor da Universidade Federal do Paraná e Membro Fundador da AAB
Sem dúvida é grave a situação do setor elétrico. E pode se tornar dramática se medidas urgentes não forem tomadas. Pode-se até repetir o desabastecimento ocorrido há 15 anos, por deliberada decisão política de não…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 10 março 2015 às 20:44 — Sem comentários
Por Agência EFE
Tóquio, 9 mar - A chanceler alemã, Angela Merkel, chegou nesta segunda-feira ao Japão para realizar uma visita de dois dias ao país asiático, a primeira em sete anos, com um profundo sentido econômico e energético. A visita de Merkel, que se reunirá hoje mesmo em Tóquio com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 10 março 2015 às 9:46 — Sem comentários
Do G1
Milhares de japoneses saíram às ruas neste domingo (8) para protestar e recordar o acidente da Usina Atômica de Fukushima, que vazou radioatividade após um potente terremoto e um devastador tsunami. A tragédia natural de 11 de março de 2011 matou mais de 15 mil pessoas.
Os manifestantes saíram em passeata pelas…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 9 março 2015 às 10:37 — Sem comentários
Por Redacção Latina
O presidente francês, François Hollande, foi recebido, esta manhã, no Luxemburgo, com uma manifestação contra a energia nuclear.
À chegada ao Castelo de Senningen, para um almoço com o primeiro-ministro Xavier Bettel, o presidente gaulês foi recebido por vários militantes da associação…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 8 março 2015 às 18:30 — Sem comentários
O Greenpeace pediu, essa semana, ao Japão que abandone os seus planos para reativar as centrais nucleares e instou o país a promover as energias renováveis e a fixar metas concretas nesse sentido, como as da Alemanha.
A organização ecologista fez o pedido esta manhã ao Executivo nipónico, numa altura em que se aproxima o quarto aniversário da catástrofe nuclear em Fukushima e antes da visita ao Japão da chanceler alemã, Angela Merkel, que terá lugar entre os dias 08 e 10.
A…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 8 março 2015 às 10:30 — Sem comentários
Por Gabriel Garcia, para a Revista Info
Um grupo de pesquisadores australianos e ingleses descobriu que enxames de águas-vivas foram responsáveis pelo desligamento de usinas elétricas em países banhados pelo Atlântico note.…
Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 6 março 2015 às 13:21 — Sem comentários
da Agência Reuters
O governo federal vai promover a desoneração do PIS e Cofins que incide a sobre geração distribuída de energia solar, disse nesta quarta-feira (4) o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, após reiterar que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) deverá realizar uma "desoneração importante" do ICMS para viabilizar esse tipo de produção de energia.
A chamada geração distribuída ocorre quando consumidores instalam equipamentos…
ContinuarAdicionado por Articulação Antinuclear BR em 4 março 2015 às 19:25 — Sem comentários
2024
2023
2021
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
© 2024 Criado por Articulação Antinuclear BR. Ativado por