No dia internacional do meio ambiente a Articulação Antinuclear Brasileira reafirma a necessidade de vivermos em um mundo livre da ameaça do nuclear, tanto na produção de energia elétrica quanto em armamentos nucleares.
O ser humano tem tratado mal sua casa, o planeta Terra, exaurindo seus recursos e usando sua ciência para produzir tecnologias que nos colocam em perigo. A ameaça nuclear é talvez a maior delas, a primeira cujos impactos superam enormemente toda a jornada da raça humana e qualquer projeção que façamos de futuro. Uma guerra nuclear poderia acabar com a vida na Terra. Enquanto a história do ser humano que conhecemos hoje começa há cerca de 6000 anos atrás, os resíduos nucleares que estamos deixando no planeta durarão milhões de anos mais, contaminando tudo a seu redor. Esse é um problema com o qual ainda não sabemos lidar e ainda assim produzimos lixo nuclear.
As vítimas de armas e acidentes nucleares estão entre nós: em Hiroshima, Nagasaki, Chernobyl, Three Mile Island, Fukushima, Goiânia...ainda assim parecemos fingir que insistir no erro é uma alternativa viável para nosso planeta. Pouco se fala sobre os impactos da tecnologia nuclear desde sua origem, na mineração, passando por seu transporte, processamento e uso até seu descarte como lixo radioativo.
Não há como pensar em um meio ambiente equilibrado enquanto manipularmos energia e armamentos nucleares. Esse precisa ser um esforço global que congregue todas as nações e supere interesses econômicos imediatistas e que beneficiam somente uma ridícula minoria.
Em todo mundo há cidadãos que lutam contra o nuclear, mas essa causa merece ainda mais atenção. Para fortalecer o movimento, ativistas de 10 países estiveram reunidos pensando na resistência a indústria nuclear que lança seus tentáculos sobre o mundo. De lá saiu o chamado para criar uma rede mundial contra o nuclear, dê sua contribuição e mostre seu apoio a criação da rede assinando o ... (Leia o Chamado de Tóquio em português aqui)
Por um meio ambiente equilibrado e por uma cultura de paz, nós queremos viver num mundo sem energia nuclear!
© 2024 Criado por Articulação Antinuclear BR. Ativado por
Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!
Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira