Ministro de Minas e Energia anuncia medidas para reforçar fornecimento no Sudeste

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou nesta terça-feira (20) medidas para reforçar a oferta de eletricidade para a região Sudeste.

De acordo com o governo, o reforço será de cerca de 1.500 megawatts. Parte dele virá da usina de Itaipu, que vai fornecer 300 megawatts. Outro apoio virá das termelétricas da Petrobras, que serão acionadas para fornecer mais 867 megawatts de energia para o Sudeste.

Energia nuclear também será usada para prevenir novas quedas. De acordo com o ministro Eduardo Braga, a usina Angra I, no Rio de Janeiro, também será acionada para fornecer entre 100 e 200 megawatts de energia para a região Sudeste.

Mesmo com o acionamento das usinas termelétricas e nucleares, o ministro garante que as medidas não vão refletir na conta de luz porque a utilização desse tipo de energia já estava previsto.

— Não vai aumentar o preço da energia porque essas são alternativas que já estavam previstas. As usinas sabem que podem ser acionadas.

Além disso, o fornecimento de energia da região Sudeste também receberá um reforço dos sistemas do Nordeste e do Centro Oeste de cerca de 400 megawatts.

Sistema robusto, mas com falhas

De acordo com Braga, a falha no fornecimento de energia na última segunda-feira (19) não ocorreu por falta de geração, mas por falhas que serão investigadas. Segundo o ministro, a usina Governador Ney Braga, no Paraná, foi desligada indevidamente. No entanto, ele não sabe ainda se o problema foi gerado por falha técnica ou humana.

— Houve uma atuação indevida da proteção de potência da usina Ney Braga. Precisamos reconhecer que o modelo energético brasileiro precisa de ajustes, mas nosso sistema elétrico é robusto e confiável. Posso assegurar aos trabalhadores e ao povo brasileiro que temos energia para atender as essas intercorrências climáticas.​

Exibições: 19

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço